O Triângulo das Bermudas e os seus misteriosos desaparecimentos

Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é uma região do Oceano Atlântico em que centenas de aviões e embarcações teriam misteriosamente desaparecido ao longo do último século e até antes. Como explicar este fenômeno? Que segredo guardaria este lugar insólito?

Desaparecimentos tão numerosos quanto estranhos

Nós sabemos desde sempre que o mundo é um grande enigma e quem diz enigma diz igualmente que cada um tem o direito de tentar resolvê-lo à sua maneira.

Jostein Gaarder

Também chamado “Triângulo do Diabo” pela ocorrência desses inúmeros desaparecimentos, suas 3 pontas são constituídas por Miami, pelo arquipélago das Bermudas e por Porto Rico.

Dentre os mais marcantes desaparecimentos estão:

  • Um barco-escola britânico em 1880, com os seus 290 alunos oficiais,
  • um navio da US Navy, em 1918,
  • uma esquadra de 5 caças-bombardeiros, em 1945.
  • Além de dezenas de aeronaves, de cargueiros ou de iates entre 1950 e os dias atuais…

Como explicar os desaparecimentos no Triângulo das Bermudas

Das mais pitorescas às mais sérias, as tentativas de explicação dadas para esses misteriosos desaparecimentos são numerosas:

  • Explicações paranormais: Abduções alienígenas, atração produzida por Atlântida, passagem para outro espaço-tempo…
  • Explicações científicas: Perturbações oceânicas, climáticas, tectônicas ou magnéticas, ou simplesmente falhas humanas…

Mas nenhuma se mostra completamente satisfatória. Nenhuma resiste a uma investigação séria.

Última teoria científica para desmistificar o Triângulo das Bermudas

Uma teoria recente sugere o surgimento de gigantescas fendas marinhas que liberariam uma quantidade fenomenal de metano. Ao chegar à superfície, o gás criaria turbilhões que aspirariam tudo o que passe nas suas proximidades… Até mesmo aviões?

E como explicar então a história do Cotopaxi?…

O Cotopaxi, um navio desaparecido no Triângulo das Bermudas, reaparece em 2015

Em 16 de maio de 2015, as autoridades cubanas identificam um barco desconhecido ao largo das suas costas. Quando elas o abordam, não há ninguém a bordo. Eles o identificam então formalmente como sendo o SS Cotopaxi, um cargueiro que partiu com 32 marinheiros da Carolina do Sul, em 29 de novembro de 1925 rumo a Havana.

O mais extraordinário é que o diário de bordo do capitão, encontrado na embarcação vai curiosamente até 1o de dezembro de 1925!

Esses fatos são relatados por um especialista (Sr. Salvador), um Oficial (o General Colomé) e até mesmo pelo Vice-Presidente do Conselho de Ministros cubano, os quais concluem: “Está na hora de resolver o mistério do Triângulo das Bermudas de uma vez por todas”.

Mas alguém o conseguiria um dia? Isso é outra história!…

 

Descubra mais artigos interessantes no blog do Padre: